terça-feira, 9 de novembro de 2021

«Maneira portuguesa de recusar»: «Julgas que tenho a tua vida?», por M. E. C.

 - Recorte  inicial da Crónica de hoje: «Não ter a tua vida»

Há uma maneira portuguesa de recusar que deveria ser adoptada pelas outras línguas, porque consegue, simultaneamente, dizer que não — e ofender o interlocutor.

Eu pergunto ao Jonas se ele quer ir almoçar comigo. E ele responde:
“Julgas que tenho a tua vida?”

É obra: não só me dá uma tampa como transmite o que ele pensa da minha situação. E tem outras vantagens: faz-se de vítima (ele tem uma vida bem pior do que a minha, sem margem para esses luxos como almoçar com os amigos) e ofende a perspicácia do convidador, por pensar que toda a gente tem a sorte que ele tem.
Há outras variantes igualmente devastadoras: [...]