quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Ler não é «folhear», «é estar absorto»

 - revistas em «consultórios médicos ou cabeleireiros», também D. «folheou» muitas [ainda hoje comprou uma para a General...]; na crónica de hoje, «A desfolhada infinita», MEC parte daí para ironizar a não leitura nos telemóveis» = «folhear imagens avulsas», equivalente, afinal

RECORTES:
[...] A minha mãe, que era microbofóbica, não nos deixava mexer nessas revistas, por causa do princípio eterno do “não se poder saber onde estiveram”, [...]
Quando fiquei adulto, ainda me diverti a folhear essas revistas, [....]
Agora acontece a mesma coisa com os telemóveis. Sempre que me calha ficar atrás de alguém que está a olhar para o telemóvel, lembro-me da atmosfera dessas salas de espera.
Também com os telemóveis é muito raro apanhar alguém a ler. O que fazem é puxar, puxar, puxar, scroll, scroll, scroll, [...] .
Estão a folhear imagens avulsas com o mesmo desinteresse de quem está à espera de ser chamado para a consulta. Não estão a ler. Ler é o contrário disso: é estar absorto, é não querer ser interrompido. [...]